Nossos 22 Valores

1) Crianças – Nosso foco são as crianças entre as idades de 5 a 12 anos, Os homens e mulheres de amanhã são as crianças de hoje. Queremos fazer elas feliz e sabe o quanto são importantes e ensinar valores e principios de carater.

2) Evento – Ação Curumim é um evento onde tem uma data combinado com a comunidade local para realizar a programação. Somos orientados por Eventos, desenvolvemos o trabalho baseado em um evento.

3) Os 8 Segmentos menos conhecidos da sociedade – 1. Indígenas 2. Ribeirinhos 3. Ciganos 4. Sertanejos 5. Quilombolas 6. Imigrantes 7. Surdos, com limitações de comunicação 8. Os mais ricos dos ricos e os mais pobres dos pobres. Não podemos deixar de fora os esquecidos da nossa sociedade. Entendemos que o mundo está evoluindo e os menos favorecidos precisam um oportunidade de conectar com um mundo sempre em transformação.

4) Interdenominacional – Somos um trabalho de integrantes de diversas igrejas trabalhando junto. Somos um corpo feito de vários membros para cada um fazer seu papel, realizando a missão juntos.

5) Cultura e Etnia – Cada cultura e etnia tem o digito de Deus, que reflete algo da natureza e glória Dele nela. Tem valor e beleza na diversidade de cada lugar e valorizamos aquilo que é bom e agradável, moralmente e eticamente.

6) Contextualização – Cada região tem uma realidade cultural, linguística, geográfica e política diversificada, adaptamos o trabalho para apoiar cada região. Unidade existe com diversidade, encorajamos diversidade e incentivamos unidade através desses valores.

7) Transcultural – Pessoas são transformados quando tenham uma experiência numa cultura diferente a sua. Para mudar o preconceito e desigualdade pessoas de ambos culturas tem que aprender relacionar e se envolver para apreciar e caminhar juntos, para mudar o futuro dos jovens para ter uma expectativa que incentiva uma motivação de abandonar drogas e álcool, pra viver algo maior.

8) Bíblia – Nela buscamos histórias de ensino para ensinar para as crianças. A Bíblia é escrito por homens que foram inspirado por Deus para nós ensinar algo importante.

9) Provisão e proteção de Deus – Buscamos em cada reunião tirar um momento para ouvir a voz de Deus em relação a direção em saber como orar especificamente, isso é uma questão de vida e morte porque estamos indo e trilhando em território espiritual que não é nossa e pode dar uma brecha do inimigo em nossas vidas. O sangue de Jesus é maior mas nós reconhecemos que o inimigo tem poder e temos que ser guiado pelo Espirito Santo.

10) Culto de Celebração – Ação Curumim não realiza batismo, santa ceia e os demais celebrações religiosas, Ação Curumim pode realizar um culto, para celebrar e confraternizar junto com os outros irmãos, na mesma viagem do evento. O nosso papel é simples e não é para gerar conflito.

11) Política – Ação Curumim estritamente é proibido a promover qualquer partido política publicamente, política divide pessoas e grupos, precisamos o apoio de todos. Podemos receber doações de qualquer um. A política envolve muito interesses pessoais que da conflito com outras pessoas a qual não podemos ferir a harmonia e unidade gerado para trabalhar com as crianças.

12) Coordenador – Um Coordenador precisa o seguinte para ser considerado, 1) participar de pelo menos 2 ações, 2) ser uma pessoa com compromisso, *(servo, calmo e paciente), 3) aprovado por seu Pastor 4) participar dos treinamentos e 5) cooperar e seguir as orientações da Direção. O Coordenador tem uma tarefa muito importante e ela representa quem somos, procuramos pessoas que irão servir a missão e as comunidades com amor e dedicação.

13) Sub-Coordenadores – O trabalho do Ação Curumim só pode acontecer se tiver uma equipe trabalhando em conjunto, cada um tem que saber seu papel para que ela é feita com eficiência, os quatros Sub-Coordenadores são nas áreas de a) Gincana, b) Ensino, c) Lanche e d) Presentes, elas também precisam ser pessoas 1) com compromisso, 2) aprovado por seu Pastor 3) acompanhar as reuniões e as decisões e 4) cooperar e seguir as orientações da Direção e da equipe.

14) Voluntários – Sem voluntários não temos como fazer o trabalho, eles são os mobilizadores para as coisas acontecer no dia, para cada cento crianças precisa 10 pessoas para dar assistência fora equipe da cozinha, essas pessoas podem ser evangélicos e não evangélicos, aprovado pelo coordenador e sua equipe. Será uma oportunidade para pessoas conhecer uma cultura diferente e ainda conhecer sobre Jesus e o evangelho em ação. O Coordenador é responsável para conhecer a pessoa e avaliar se 1) tem compromisso, 2) acompanhar as reuniões e 3) cooperar e seguir as orientações da Direção e da equipe.

15) Simplicidade – Ação Curumim não é pra ser algo complexo, complicado ou grande. Se for feito somente uma festa com um bolo e balão, torna o dia da criança feliz. Simplicidade torna ela mais real e pessoal para todos os participantes, ela traz pessoas próximas para trabalhar lado a lado, onde amizades e relacionamentos nascem.

16) Flexibilidade – Trabalhar com exigência e cobrança traz estresse e perde o clima de diversão e alegria, uma programação deve ser criada e todos que são responsáveis devem no máximo possível cumprir sua parte para servir um ao outro. Flexibilidade permite alterar algumas coisas na hora para tudo fluir bem, nem 50% que planjamos acontece mas no final das contas, as crianças brincaram, divertiram, comerem, ouviram uma história e ganharam um presente? A missão foi realizado.

17) Paixão – Nós não procuramos o multidão mas os que tem o paixão. Com apenas 3 a 5 pessoas temos como incendiar outros com um paixão, não precisamos um grupo grande para impactar um local mas apenas poucas pessoas que faz uma grande diferença.

18) Moral – Nas viagens precisamos uma conduta positiva de todos os participantes em três áreas, 1) Nada de roupas curtas e coladas, mulheres devem cobrir devidamente, 2) não é permitido casais não casadas andando em lugares sozinho, não é permitido contato físico, e 3) homens e mulheres devem dormir em alojamentos separados, caso isso não é possível todos devem dormir no mesmo lugar pra não gerar nem um motivo de achar que alguém do grupo fez algo que não deveria. Precisamos vigiar contra qualquer mentira ou acusação falsa contra nosso ministério e nossos voluntários.

19) Humildade – A prática de humildade é vivido quando não vivemos nossa ambição e agenda pessoal, de querer crescer, aparecer e conquistar. Não importa quantos lugares e crianças, Ação Curumim alcança, não queremos quantidade mas a qualidade do nosso sacrifício. Se Ação Curumim tornar um objetivo de metas ela vai perder a essência dela, em tudo que fazemos, fazemos com humildade. Pensamos mais nos outros.

20) Comunidade – Uma vida comunitária é um conjunto de pessoas que compartilha o que tem em comum para servir o próximo, para o bem de todos. Cada decisão, cada palavra, cada movimento e cada ação nossa é demonstrado quando servimos, o Senhor, a missão, nossos lideres, nossa equipe e a comunidade que fomos pra fazer o trabalho. Servir não é o que fazemos mas é o que somos, não somos servos de produção mas servos de ação!

21) Honra e Respeito – Devemos praticar em todos os momentos ao todos, seja Governantes, lideres espirituais, liderança das aldeias, os líderes do Ação Curumim e os voluntários. Honra – fale bem dos que merecem. Respeito – mesmo que você não concordar respeite as decisões dos outros.

22) Jesus – Ele foi o primeiro a dar sua vida. Olhamos para seus ensinamentos para nos guiarem e nos mostrem o caminho para viver a vida, para que sejamos chamados Filhos de Deus. No final se ensinarmos alguma coisa do evangelho, que seja seus ensinamentos!